De acordo com a história, Jack convidou o Diabo a tomar uma bebida com ele, mas Jack não queria pagar por sua bebida, então ele convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda que ele poderia usar para comprar suas bebidas.
Assim que o Diabo fez isso, Jack decidiu manter o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original.
Jack so libertou o Diabo sob a condição de que ele não iria incomodar Jack por um ano e que, se Jack morresse, ele não prenderia sua alma.
No ano seguinte, Jack novamente enganou o Diabo para subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava na árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o Diabo não pudesse descer até que o Diabo prometeu a Jack não incomodá-lo por mais dez anos.
Logo depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria tal figura desagradável no céu. O Diabo, chateado com o truque que Jack tinha jogado nele e mantendo sua palavra de não prender sua alma, não aceitou Jack no inferno. Ele enviou Jack para uma noite escura com apenas um carvão em chamas para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem andado pela Terra desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack of the Lantern", e então, simplesmente "Jack O'Lantern"..